Pesquisar no Programero

quinta-feira, 19 de março de 2009

Menu fácil é com o skmMenu

Programar para web nos traz alguns infortunios como a limitação de componentes (ou do controle de eventos sobre os mesmos), logo o layout acaba se tornando algo demorado (principalmente se você assim como eu está acostumado com desenvolvimento desktop).
Por isso um de meus achados recentes é o skmMenu, ele torna mais fácil a construção de menus no asp, tudo o que você tem a fazer é incorporar a dll (download aqui) do componente ao projeto, colocar o objeto em algum lugar da página e pronto (guia de instalação).
Ele oferece (até onde eu pude ver)  três maneiras de se inserir dados no menu, a primeira delas (usada em exemplos do site) é o xml, você estrutura o arquivo, associa ele ao DataSource do menu e executa um DataBind, pronto tá lá seu menu, bom acredito que a menos que você vá trabalhar com um menu estático essa maneira não é a melhor.
Como vocês puderam perceber eu falei em DataSource e DataBind, sim é possível ligar o menu a uma consulta ao banco de dados (estruture tudo no bom e velho sql). Por último existe um modo onde você manipula os “nós” do menu adicionando e removendo da mesma maneira como se faz em uma TreeView, excelente para casos onde um sql único não resolve o problema, estruture suas consultas, a adiciona os “nós” dentro dos “loops”.
Eu gostaria ainda de destacar as “roles”, com elas é possivel estabelecer regras de acesso ao menu, no site tem um exemplo bem simples de uso aproveitem para conhecer, pode ser útil, bom é isso, aproveitem o componente e vamos aos códigos….
um abraço e até a próxima…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por Participar do programero, fique a vontade para agradecer, retificar, perguntar ou sugerir.