Pular para o conteúdo principal

Ruby

Olá amigos, apesar de nunca ter trabalhado com esta linguagem decidi escrever um artigo sobre ela, meu grande amigo Morpheu sugeriu o assunto, então vamos lá.
Todos aqueles que um dia se aventuraram em buscas por uma linguagem de programação voltada para internet com certeza se deparou com amantes de Ruby, eu mesmo em visitas a fóruns li varias vezes sobre indicações exaltando suas qualidades, sendo assim veremos a seguir um pouco sobre ela.

  • Iniciando...

Em 1994 a primeira versão alpha do Ruby foi lançada, desenvolvida por apenas uma pessoa, o japonês Yukihiro Matsumoto (Matz), recebeu grande colaboração de comunidades da linguagem que contribuiram com fixes e patches.
David Heinemeier Hansson adotou o Ruby como uma de suas linguagens preferidas e escreveu um dos mais completos livros sobre a linguagem, o Programming Ruby, surgia então uma das primeiras fontes sobre a linguagem em inglês o que proporcionou sua expansão no ocidente.


  • O Ruby


Inicialmente, Matz estudou outras linguagens buscando encontrar uma sintaxe ideal. Recordando a sua busca, disse, “Eu queria uma linguagem interpretada que fosse mais poderosa que o Perl e mais orientada aos objetos do que o Python" [3].
O Ruby é muito flexível, permitindo que seus usuários alterem partes essenciais, como por exemplo a alteração de operadores aritméticos da própria linguagem, como mudar o sinal de "+" para "soma".
Nele tudo é um objeto, não existem tipos primitivos, mas sim todos tipos são classes, assim como todas variáveis são objetos. Por exemplo, um conjunto de caracteres é uma instância da classe String, um inteiro é da Fixnum e uma matriz é Array.
Outro ponto importante a respeito dessa linguagem é o fato dela ser livre de custos, pode-se utilizar, copiar, modificar e distribuir.
  • Características [1]

Para manter a praticidade, a linguagem possui algumas características interessantes:

  • A sintaxe é enxuta, quase não havendo necessidade de colchetes e outros caracteres.
  • Todas as variáveis são objetos, onde até os "tipos primitivos" (tais como inteiro, real, entre outros) são classes.
  • Estão disponíveis diversos métodos de geração de código em tempo real, como os "attribute accessors".
  • Através do Ruby Gems, é possível instalar e atualizar bibliotecas com uma linha de comando, de maneira similar ao APT do Debian Linux.
  • Code blocks (blocos de código), ajudam o programador a passar um trecho de instruções para um método. A idéia é semelhante aos "callbacks" do Java, mas de uma forma extremamente simples e bem implementada.
  • Mixins, uma forma de emular a herança múltipla, sem cair nos seus problemas.
  • Tipagem dinâmica, mas forte. Isso significa que todas as variáveis devem ter um tipo (fazer parte de uma classe), mas a classe pode ser alterada dinamicamente.

Ruby está disponível para diversas plataformas, como Windows, .NET, Linux, Solaris e Mac OS X, além de também ser executável em cima da máquina virtual do Java (através do JRuby).



  • Finalizando


Documentação, bibliotecas, tutoriais e muitos outros itens podem ser encontrados no site Ruby A Programmer's Best Friend.
Estamos disponibilizando para download um tutorial rápido, retirado do site mencionado anteriormente,chamado Ruby em Vinte Minutos além do próprio Ruby (versão 1.8.4.0).

Fonte:

[1] Wikipedia
[2] Ruby on br
[3] Ruby A Programmer's Best Friend

Comentários

  1. Excelente post :) Ruby é o que há. Não conheço muito mas pelo pouco que vi adorei a linguagem :) Estou aqui com o livro Ruby, Conhecendo a Linguagem, escrito pelo TaQ, que minha namorada me deu de aniversário. Vou aproveitar agora as férias para começar a estudar Ruby!

    Abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por Participar do programero, fique a vontade para agradecer, retificar, perguntar ou sugerir.

Mais visitadas

Funções de data Oracle

  Com o Oracle é possível obter uma série de resultados a partir de uma ou mais datas, como por exemplo verificar o último dia do mês ou verificar a quantidade de meses entre duas datas, então vamos a alguns exemplos:   Data atual do sistema: SYSDATE Remover meses de uma data: ADD_MONTHS(SYSDATE, -1) Adicionar meses de uma data: ADD_MONTHS(SYSDATE, +1) Buscar o último dia do mês: LAST_DAY(SYSDATE) Primeiro dia do mês: TRUNC(SYSDATE, ‘MONTH’) Quantidade de meses entre duas datas: MONTHS_BETWEEN(SYSDATE, ‘27/07/1982’) Primeiro dia do ano: TRUNC(SYSDATE, ‘YEAR’) Dias da semana: DECODE( TO_NUMBER( TO_CHAR          (SYSDATE, ‘D’) ) ,1, ‘domingo’ ,2, ‘segunda-feira’ ,3, ‘terça-feira’ ,4, ‘quarta-feira’ ,5, ‘quinta-feira’ ,6, ‘sexta-feira’ ,7,’sábado’ )

Manipular arquivos com PL/SQL (Oracle)

O bom e velho arquivo, é impressionante como lidamos com seus vários tipos durante todos os dias, bom hoje vamos mostrar um jeito simples de se escrever e ler arquivos apenas com a codificação nativa do Oracle. A primeira coisa a fazer é criar um diretório válido configurado no Oracle, e permissões de acesso a esse diretório para o usuário de banco onde faremos o exemplo, sendo assim suponhamos que nosso usuário de banco se chame programero, e nosso diretório real esteja em c:\programero, então logado como SYSTEM devemos executar os seguintes comandos: 1: -- cria diretorio 2: create or replace directory DIR_PROGRAMERO as ' C:\PROGRAMERO '; 3: -- concede permissão de escrita e leitura para nosso usuário 4: grant read , write on directory DIR_PROGRAMERO to PROGRAMERO; Para escrever, basicamente precisamos apenas saber onde esse arquivo ficará, no nosso caso no diretório criado acima, segue o código de escrita: 1: declare 2: -- nosso handler 3: v_a

Funções de Data e Hora (Delphi)

É muito comum nos depararmos no dia a dia com a necessidade de manipular datas e horas, seja para um calculo de permanência, dias de atraso enfim, é praticamente escapar de alguma situação que necessite desse tipo de controle. Assim como a necessidade e se utilizar algum recurso para manipular as datas e horas de alguma maneira e freqüente, as duvidas de como o faze-lo também é, basta um breve olhar em qualquer fórum especializado e lá está, alguma duvida relacionada, por isso decidi falar um pouco sobre uma unit muito poderosa chamada DateUtils para a manipulação de data e hora, com um grande numero de métodos e classes que facilitam a vida de qualquer um. Alguns exemplos: CompareDate(constA, B: TDateTime): TValueRelationship; Compara apenas a data de dois valores (do tipo TDateTime) retornando: LessThanValue O primeiro valor é menor que o segundo EqualsValue Os valores são iguais GreaterThanValue O primeiro valor é maior que o segundo CompareDateTime(const A, B: TD