Pular para o conteúdo principal

Desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis II (Java)

Dando continuidade ao post anterior, iremos criar nossa primeira aplicação, nosso Olá mundo, nada muito elaborado, apenas um passo a passo inicial, mostrando um pouco sobre a ferramenta e suas possibilidades.


Iniciando...

Com o NetBeans aberto vá em Arquivo->Novo Projeto, você verá a seguinte tela:


Após escolher a categoria Moblity, defina o projeto como Aplicativo MIDP, clicando em próximo teremos:


Defina o nome do projeto e os diretórios, não esqueça de desmarcar a caixa Criar MIDlet Olá, na tela seguinte teremos:


No artigo anterior foi definido que nas matérias seguintes usaríamos o SDK Series 40 da nokia, sendo assim defina a plataforma do emulador (aparelho virtual para testar nossas aplicações), o dispositivo, as configurações (CLDC-1.1) e o perfil (MIDP-2.0). Em seguida precisamos apenas avançar e finalizar a criação do projeto.

Nosso projeto está pronto e aguardando o desenvolvimento de nossa primeira aplicação então vamos iniciar criando um novo arquivo (Arquivo->Novo Arquivo), teremos a seguinte tela:


Definimos agora a categoria escolhendo MIDP e o tipo de arquivo um MIDlet Visual, em seguida teremos:


Definimos os nomes e o ícone do nosso novo arquivo e finalizamos, estamos agora a um passo da nova aplicação.


Jogo rápido antes do Olá Mundo

Código-fonte
È aqui que nossa inspiração reside, todo o código inclusive o gerado automaticamente esta aqui.



Tela
Representação gráfica de nossa aplicação, arraste os componentes da Paleta e altere suas propriedades de maneira rápida e intuitiva.



Fluxo
Nesta parte podemos definir o fluxo de nossa aplicação, ou seja, qual formulário irá chamar qual, tudo visualmente também.



Analisador
Aqui poderemos verificar recursos não utilizados e a conformidade com MIDP-1.0, muito bom para os esquecidos.



Primeiro programa

Em primeiro lugar vamos até a área de Fluxo, depois acessar a Paleta e arrastar dois formulários para a tela, feito isso vamos colocar dois itemCommand em cada formulário, mais uma vez arrastar e soltar. Agora devemos clicar no itemCommand Iniciando do formulário que já estava na tela, Dispositivo móvel, e arrastar até nosso form. Do nosso form deveremos arrastar o itemCommand1 de volta para o formulário Dispositivo móvel e o itemCommand para o form1. Por fim, arraste o itemCommand3 do form1 de volta para o form. O que fizemos foi definir o fluxo de nossa aplicação, que iniciará no form, caso o itemCommand seja pressionado o form1 é iniciado, no form1 se pressionarmos itemCommand3 voltamos para o form e finalmente quando pressionamos itemCommand1 no form encerramos a aplicação. O fluxo deve estar como na figura seguinte:



Altere os nomes dos itemCommand de acordo com o desejado, é só selecionar, ir em propriedades e alterar o rótulo.
Vamos agora acessar Tela para visualizarmos nossos formulários, coloquemos um ItemString no form1, em propriedades alteramos o Rótulo para Primeiro Programa e o Texto para Olá Mundo!. Nossa tela deverá ficar assim:


Agora um pouco de códido, em Código-fonte devemos procurar por Generate Method: commandAction for Displayables indo até:

if (command == itemCommand2){

e digitar olaMundo();.


Código do nosso olaMundo:
public void olaMundo(){
StringItem item;
item = new StringItem("Primeira Aplicação II", "Olá mundo, novamente!!");
form1.append(item);
}

Após copiar esse trecho de códido é só "compilar", clicando na setinha verde, ou pressionando F6, nosso emulador irá se abrir, agora é só testar a aplicação. Quer rodar no seu celular? Simples, se não houve alteração na instalação do NetBeans siga esse caminho:

C:\Documents and Settings\usuario\Meus documentos\NetBeansProjects\Exemplo_1\dist

aqui se encontra um arquivo com a extensão .jar, é só colocar em alguma pasta do celular e executar.

Nos próximos artigos darei alguns exemplos de escrita e leitura em arquivos, locais e na web.

Comentários

  1. Eduardo, meu amigo.
    Obrigado pela sua gentileza extrema.
    É um prazer ver meu blog associado a um de tantas informações valiosas como o seu.
    Parabéns e continue fazendo o belo trabalho que vem realizando.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por Participar do programero, fique a vontade para agradecer, retificar, perguntar ou sugerir.

Mais visitadas

Funções de data Oracle

  Com o Oracle é possível obter uma série de resultados a partir de uma ou mais datas, como por exemplo verificar o último dia do mês ou verificar a quantidade de meses entre duas datas, então vamos a alguns exemplos:   Data atual do sistema: SYSDATE Remover meses de uma data: ADD_MONTHS(SYSDATE, -1) Adicionar meses de uma data: ADD_MONTHS(SYSDATE, +1) Buscar o último dia do mês: LAST_DAY(SYSDATE) Primeiro dia do mês: TRUNC(SYSDATE, ‘MONTH’) Quantidade de meses entre duas datas: MONTHS_BETWEEN(SYSDATE, ‘27/07/1982’) Primeiro dia do ano: TRUNC(SYSDATE, ‘YEAR’) Dias da semana: DECODE( TO_NUMBER( TO_CHAR          (SYSDATE, ‘D’) ) ,1, ‘domingo’ ,2, ‘segunda-feira’ ,3, ‘terça-feira’ ,4, ‘quarta-feira’ ,5, ‘quinta-feira’ ,6, ‘sexta-feira’ ,7,’sábado’ )

Funções de Data e Hora (Delphi)

É muito comum nos depararmos no dia a dia com a necessidade de manipular datas e horas, seja para um calculo de permanência, dias de atraso enfim, é praticamente escapar de alguma situação que necessite desse tipo de controle. Assim como a necessidade e se utilizar algum recurso para manipular as datas e horas de alguma maneira e freqüente, as duvidas de como o faze-lo também é, basta um breve olhar em qualquer fórum especializado e lá está, alguma duvida relacionada, por isso decidi falar um pouco sobre uma unit muito poderosa chamada DateUtils para a manipulação de data e hora, com um grande numero de métodos e classes que facilitam a vida de qualquer um. Alguns exemplos: CompareDate(constA, B: TDateTime): TValueRelationship; Compara apenas a data de dois valores (do tipo TDateTime) retornando: LessThanValue O primeiro valor é menor que o segundo EqualsValue Os valores são iguais GreaterThanValue O primeiro valor é maior que o segundo CompareDateTime(const A, B: TD

Como Verificar se um Objeto Existe (Delphi)

Em alguns momentos surge a necessidade de verificar se um determinado objeto existe, ou seja se já foi criado, principalmente quando se trabalha com criação dinâmica em tempo de execução, então vamos ao exemplo: - Vamos criar uma variável, um vetor do tipo caixa de texto: var Minha_caixa : array of TEdit; - Em seguida definir o tamanho desse vetor, no caso será dez: setLength(Minha_caixa, 10) - Agora iremos criar nossa caixa de texto: // lembrando que o vetor inicia em zero // logo o índice final é o tamanho total - 1 for vl_i := 0 to Length(Minha_caixa) -1 do begin Minha_caixa[vl_i] := TEdit.Create(self); with Minha_caixa[vl_i] do begin Parent := Self; Name := 'Caixa_N'+IntToStr(vl_i); Text := 'Esta é a '+IntToStr(vl_i)+' º caixa !'; ReadOnly := true; Height := 21; Width :=