Dando continuidade ao post anterior, iremos criar nossa primeira aplicação, nosso Olá mundo, nada muito elaborado, apenas um passo a passo inicial, mostrando um pouco sobre a ferramenta e suas possibilidades.
Iniciando...
Com o NetBeans aberto vá em Arquivo->Novo Projeto, você verá a seguinte tela:
Após escolher a categoria Moblity, defina o projeto como Aplicativo MIDP, clicando em próximo teremos:
Defina o nome do projeto e os diretórios, não esqueça de desmarcar a caixa Criar MIDlet Olá, na tela seguinte teremos:
No artigo anterior foi definido que nas matérias seguintes usaríamos o SDK Series 40 da nokia, sendo assim defina a plataforma do emulador (aparelho virtual para testar nossas aplicações), o dispositivo, as configurações (CLDC-1.1) e o perfil (MIDP-2.0). Em seguida precisamos apenas avançar e finalizar a criação do projeto.
Nosso projeto está pronto e aguardando o desenvolvimento de nossa primeira aplicação então vamos iniciar criando um novo arquivo (Arquivo->Novo Arquivo), teremos a seguinte tela:
Definimos agora a categoria escolhendo MIDP e o tipo de arquivo um MIDlet Visual, em seguida teremos:
Definimos os nomes e o ícone do nosso novo arquivo e finalizamos, estamos agora a um passo da nova aplicação.
Jogo rápido antes do Olá Mundo
Código-fonte
È aqui que nossa inspiração reside, todo o código inclusive o gerado automaticamente esta aqui.
Tela
Representação gráfica de nossa aplicação, arraste os componentes da Paleta e altere suas propriedades de maneira rápida e intuitiva.
Representação gráfica de nossa aplicação, arraste os componentes da Paleta e altere suas propriedades de maneira rápida e intuitiva.
Fluxo
Nesta parte podemos definir o fluxo de nossa aplicação, ou seja, qual formulário irá chamar qual, tudo visualmente também.
Nesta parte podemos definir o fluxo de nossa aplicação, ou seja, qual formulário irá chamar qual, tudo visualmente também.
Analisador
Aqui poderemos verificar recursos não utilizados e a conformidade com MIDP-1.0, muito bom para os esquecidos.
Aqui poderemos verificar recursos não utilizados e a conformidade com MIDP-1.0, muito bom para os esquecidos.
Primeiro programa
Em primeiro lugar vamos até a área de Fluxo, depois acessar a Paleta e arrastar dois formulários para a tela, feito isso vamos colocar dois itemCommand em cada formulário, mais uma vez arrastar e soltar. Agora devemos clicar no itemCommand Iniciando do formulário que já estava na tela, Dispositivo móvel, e arrastar até nosso form. Do nosso form deveremos arrastar o itemCommand1 de volta para o formulário Dispositivo móvel e o itemCommand para o form1. Por fim, arraste o itemCommand3 do form1 de volta para o form. O que fizemos foi definir o fluxo de nossa aplicação, que iniciará no form, caso o itemCommand seja pressionado o form1 é iniciado, no form1 se pressionarmos itemCommand3 voltamos para o form e finalmente quando pressionamos itemCommand1 no form encerramos a aplicação. O fluxo deve estar como na figura seguinte:
Em primeiro lugar vamos até a área de Fluxo, depois acessar a Paleta e arrastar dois formulários para a tela, feito isso vamos colocar dois itemCommand em cada formulário, mais uma vez arrastar e soltar. Agora devemos clicar no itemCommand Iniciando do formulário que já estava na tela, Dispositivo móvel, e arrastar até nosso form. Do nosso form deveremos arrastar o itemCommand1 de volta para o formulário Dispositivo móvel e o itemCommand para o form1. Por fim, arraste o itemCommand3 do form1 de volta para o form. O que fizemos foi definir o fluxo de nossa aplicação, que iniciará no form, caso o itemCommand seja pressionado o form1 é iniciado, no form1 se pressionarmos itemCommand3 voltamos para o form e finalmente quando pressionamos itemCommand1 no form encerramos a aplicação. O fluxo deve estar como na figura seguinte:
Altere os nomes dos itemCommand de acordo com o desejado, é só selecionar, ir em propriedades e alterar o rótulo.
Vamos agora acessar Tela para visualizarmos nossos formulários, coloquemos um ItemString no form1, em propriedades alteramos o Rótulo para Primeiro Programa e o Texto para Olá Mundo!. Nossa tela deverá ficar assim:
Vamos agora acessar Tela para visualizarmos nossos formulários, coloquemos um ItemString no form1, em propriedades alteramos o Rótulo para Primeiro Programa e o Texto para Olá Mundo!. Nossa tela deverá ficar assim:
Agora um pouco de códido, em Código-fonte devemos procurar por Generate Method: commandAction for Displayables indo até:
if (command == itemCommand2){
e digitar olaMundo();.
Código do nosso olaMundo:
public void olaMundo(){
StringItem item;
item = new StringItem("Primeira Aplicação II", "Olá mundo, novamente!!");
form1.append(item);
}
Após copiar esse trecho de códido é só "compilar", clicando na setinha verde, ou pressionando F6, nosso emulador irá se abrir, agora é só testar a aplicação. Quer rodar no seu celular? Simples, se não houve alteração na instalação do NetBeans siga esse caminho:
C:\Documents and Settings\usuario\Meus documentos\NetBeansProjects\Exemplo_1\dist
aqui se encontra um arquivo com a extensão .jar, é só colocar em alguma pasta do celular e executar.
Nos próximos artigos darei alguns exemplos de escrita e leitura em arquivos, locais e na web.
Eduardo, meu amigo.
ResponderExcluirObrigado pela sua gentileza extrema.
É um prazer ver meu blog associado a um de tantas informações valiosas como o seu.
Parabéns e continue fazendo o belo trabalho que vem realizando.
Grande abraço!