Pesquisar no Programero

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Click com botão direito e menu de contexto no Silverlight

Quando o Silverlight 4 foi lançado um dos recursos mais aguardados era o clique do botão direito, até então não era possível incluir nada nessa funcionalidade. Hoje contamos com o "Context Menu control", sendo ele quem iremos mostrar ao clicar com o botão direito.
Já apresentamos aqui um exemplo de como realizar isso, hoje mostraremos com mais detalhes.

Novo projeto
Vamos iniciar o Visual Studio 2010 e criar uma nova aplicação Silverlight (Silverlight Application Project), com o nome ContextMenuSample:image1.gif

Em seguida vamos adicionar as referencias para o "Toolkit", que ira nos permitir trabalhar com "ContextMenu" e "MenuItem":
image2.gif

Agora vamos incluir um "TextBox". O click direito apresentará o "context menu", nele teremos dois menus, sendo eles "Grow Font" e "Shrink Font", ao selecionar uma das opções o tamanho da fonte será alterado.
Dando continuidade, adicionaremos dois eventos importantes, "MouseRightButtonDown" e "MouseRightButtonUp". Esses dois eventos serão responsáveis pela apresentação do menu:

image3.gif

No evento "MouseRightButtonDown" precisaremos desabilitar o comportaamento padrão do Silverlight:

image4.gif

Agora que o evento padrão não será mais apresentado codificaremos o "MouseRightButtonUp", onde iremos criar o "ContextMenu":

image5.gif

Como podemos perceber, no codigo acima criamos dois itens de menu e associamos ambos ao um unico evento de click. Por fim setamos a propriedade "IsOpen" para "true", conseguindo assim presentar o "Context menu".
A posição do "ContextMenu" será relativa em relação ao "LayoutRoot", por isso iremos definir "HorizontalOffset" e  "VerticalOffset" reformar relativa as coordendas "X" e "Y" do "LayoutRoot".
No evento de Click do "MenuItem" codificaremos o objetivo de nosso menu, aumentar ou diminuir a fonte:

image6.gif

Testando:
image7.gif

image8.gif

Fonte:
http://www.microsoft.com
http://www.c-sharpcorner.com/
http://msdn.microsoft.com
http://msdn.microsoft.com/pt-br/silverlight/default.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por Participar do programero, fique a vontade para agradecer, retificar, perguntar ou sugerir.