Pular para o conteúdo principal

Netduino + Arduino Ethernet Shield

Depois de um bom tempo sem postar, nada como uma ameaça de processo por uma postagem de 2010 para dar aquela vontade de voltar a escrever (não, não é sobre politica).

No final do ano passado travei uma pequena e peculiar batalha com o Arduino Ethernet Shield, ele deveria ter sido a parte mais simples do meu projeto já que a conexão é simples, basta apenas encaixar e o driver já esta todo escrito em C#, porém não foi bem assim. A principio fui por eliminação, revisei as configurações de rede (roteador, notebook e projeto), depois revisei as configurações de acesso e permissão, desativei firewall, antivírus e nada. Em seguida testei portas, troquei cabo, troquei roteador, testei em ambiente completamente diferente (roteador, notebook). O mais estranho era ver que a porta do roteador ficava acesa, assim como o da placa, mas nada de comunicação.

A essa altura já comecei a temer o pior, importar outras placas literalmente não estava em meus planos, mais uma vez recorri ao fórum mas minhas postagens não foram respondidas a contento, acredito que esse fato seja porque as novas versões do Netduino já possuem sua própria interface de rede, logo meu cenário não ganhou muita importância. Garimpando postagens antigas acabei encontrando o meu problema, é necessário conectar o ICSP do Ethernet Shield ao Netduino, da primeira vez não ficou bom, acho que usei conectores muito curtos ou a solda não ficou boa já que eu mesmo tive que improvisar esse conector (gambiarra mode on), mas na segunda tentativa ficou tudo perfeito, eu consegui finalmente “pingar” no Netduino !

Eu testei alguns exemplos (todos funcionaram) mas o que eu mais gostei foi um onde o netduino hospeda uma página em html, funcionou muito bem (apesar do limite de conexões simultâneas).

image

Para os interessados, o driver pronto encontra-se nesse post, ele vem com exemplo de uso, não é muito complexo de se usar, e esta bem estável.

No mais, tudo correu bem, no meu caso em especifico tive problemas de compatibilidade entre o LCD que eu havia escolhido inicialmente, não consegui usa-los simultaneamente (aparentemente um problema no uso dos recursos do Netduino). Outro fato foi a necessidade de uma configuração extra no firewall do meu antivírus, já que meu projeto consome um serviço hospedado em meu notebook.

Comentários

Mais visitadas

Funções de data Oracle

  Com o Oracle é possível obter uma série de resultados a partir de uma ou mais datas, como por exemplo verificar o último dia do mês ou verificar a quantidade de meses entre duas datas, então vamos a alguns exemplos:   Data atual do sistema: SYSDATE Remover meses de uma data: ADD_MONTHS(SYSDATE, -1) Adicionar meses de uma data: ADD_MONTHS(SYSDATE, +1) Buscar o último dia do mês: LAST_DAY(SYSDATE) Primeiro dia do mês: TRUNC(SYSDATE, ‘MONTH’) Quantidade de meses entre duas datas: MONTHS_BETWEEN(SYSDATE, ‘27/07/1982’) Primeiro dia do ano: TRUNC(SYSDATE, ‘YEAR’) Dias da semana: DECODE( TO_NUMBER( TO_CHAR          (SYSDATE, ‘D’) ) ,1, ‘domingo’ ,2, ‘segunda-feira’ ,3, ‘terça-feira’ ,4, ‘quarta-feira’ ,5, ‘quinta-feira’ ,6, ‘sexta-feira’ ,7,’sábado’ )

Funções de Data e Hora (Delphi)

É muito comum nos depararmos no dia a dia com a necessidade de manipular datas e horas, seja para um calculo de permanência, dias de atraso enfim, é praticamente escapar de alguma situação que necessite desse tipo de controle. Assim como a necessidade e se utilizar algum recurso para manipular as datas e horas de alguma maneira e freqüente, as duvidas de como o faze-lo também é, basta um breve olhar em qualquer fórum especializado e lá está, alguma duvida relacionada, por isso decidi falar um pouco sobre uma unit muito poderosa chamada DateUtils para a manipulação de data e hora, com um grande numero de métodos e classes que facilitam a vida de qualquer um. Alguns exemplos: CompareDate(constA, B: TDateTime): TValueRelationship; Compara apenas a data de dois valores (do tipo TDateTime) retornando: LessThanValue O primeiro valor é menor que o segundo EqualsValue Os valores são iguais GreaterThanValue O primeiro valor é maior que o segundo CompareDateTime(const A, B: TD

Manipular arquivos com PL/SQL (Oracle)

O bom e velho arquivo, é impressionante como lidamos com seus vários tipos durante todos os dias, bom hoje vamos mostrar um jeito simples de se escrever e ler arquivos apenas com a codificação nativa do Oracle. A primeira coisa a fazer é criar um diretório válido configurado no Oracle, e permissões de acesso a esse diretório para o usuário de banco onde faremos o exemplo, sendo assim suponhamos que nosso usuário de banco se chame programero, e nosso diretório real esteja em c:\programero, então logado como SYSTEM devemos executar os seguintes comandos: 1: -- cria diretorio 2: create or replace directory DIR_PROGRAMERO as ' C:\PROGRAMERO '; 3: -- concede permissão de escrita e leitura para nosso usuário 4: grant read , write on directory DIR_PROGRAMERO to PROGRAMERO; Para escrever, basicamente precisamos apenas saber onde esse arquivo ficará, no nosso caso no diretório criado acima, segue o código de escrita: 1: declare 2: -- nosso handler 3: v_a