Bom acredito que todos ao menos já o viram por ai, em blogs ou cartazes, no Brasil não é muito difundido mas em alguns países como o Japão (sua terra natal) é usado em toda parte, inclusive em cemitérios.
O QR Code (ou Código de Barras em 2D), é uma matriz ou código de barras bi-dimensional, criado pela empresa Japonesa Denso-Wave, em 1994. O QR vem de Quick Response, pois o código pode ser interpretado rapidamente, mesmo com imagens de baixa resolução, feitas por cameras digitais em formato VGA, como as de celulares. O QR Code é muito usado no Japão (Wikipédia).
Depois de uma breve descrição vamos colocar a mão na massa, criar nossos próprios códigos, instalar um programa em nosso celular e sair por ai verificando o que tem por tras dos códigos:
A Kaywa possui em sua página um gerador de código, você escolhe o tipo (URL, texto, número de telefone ou SMS), define o tamanho da imagem e gera, tudo bem simples, e eles disponibilizam ainda um programa para diversos dispositivos.
Segue agora uma pequene llista com outros locais para se gerar o código ou baixar um programa:
-
Quickmark (para N95); -
i-nigma (Diamond da HTC); -
Beetagg (BlackBerry Bold); -
Gerador da Beetagg; -
SnapMaze (QR Codes coloridos); -
Agora eu "pirunduquei" na ideia, acabei de escrever um artigo sobre Qr Code, crente que tava abafando....
ResponderExcluirde qualquer maneira é algo bem interessante, e como qualquer camera vga pode intepretar-lo fica de custo de barato.
Olá Gabriel, de fato é algo muito interessante e abrangente...
ResponderExcluirsó sugiro colocar mensagens menores nos códigos, pois com as lentes de celulares nem sempre muito boas, fica mais difícil para estes aparelhos reconhecerem códigos com mensagens grandes, e consequentemente, com mais detalhaes.
ResponderExcluirAbraços
Olá Gabriel, sugestão anotada, obrigado pelo cometário...
ResponderExcluir