Pular para o conteúdo principal

QR Code

qrcode Bom acredito que todos ao menos já o viram por ai, em blogs ou cartazes, no Brasil não é muito difundido mas em alguns países como o Japão (sua terra natal) é usado em toda parte, inclusive em cemitérios.
O QR Code (ou Código de Barras em 2D), é uma matriz ou código de barras bi-dimensional, criado pela empresa Japonesa Denso-Wave, em 1994. O QR vem de Quick Response, pois o código pode ser interpretado rapidamente, mesmo com imagens de baixa resolução, feitas por cameras digitais em formato VGA, como as de celulares. O QR Code é muito usado no Japão (Wikipédia).
Depois de uma breve descrição vamos colocar a mão na massa, criar nossos próprios códigos, instalar um programa em nosso celular e sair por ai verificando o que tem por tras dos códigos:
A Kaywa possui em sua página um gerador de código, você escolhe o tipo (URL, texto, número de telefone ou SMS), define o tamanho da imagem e gera, tudo bem simples, e eles disponibilizam ainda um programa para diversos dispositivos.
Segue agora uma pequene llista com outros locais para se gerar o código ou baixar um programa:

qrcode_mens (e ai, já leu os QR Codes desta página?)

Comentários

  1. Agora eu "pirunduquei" na ideia, acabei de escrever um artigo sobre Qr Code, crente que tava abafando....

    de qualquer maneira é algo bem interessante, e como qualquer camera vga pode intepretar-lo fica de custo de barato.

    ResponderExcluir
  2. Olá Gabriel, de fato é algo muito interessante e abrangente...

    ResponderExcluir
  3. só sugiro colocar mensagens menores nos códigos, pois com as lentes de celulares nem sempre muito boas, fica mais difícil para estes aparelhos reconhecerem códigos com mensagens grandes, e consequentemente, com mais detalhaes.


    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Olá Gabriel, sugestão anotada, obrigado pelo cometário...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por Participar do programero, fique a vontade para agradecer, retificar, perguntar ou sugerir.

Mais visitadas

Funções de data Oracle

  Com o Oracle é possível obter uma série de resultados a partir de uma ou mais datas, como por exemplo verificar o último dia do mês ou verificar a quantidade de meses entre duas datas, então vamos a alguns exemplos:   Data atual do sistema: SYSDATE Remover meses de uma data: ADD_MONTHS(SYSDATE, -1) Adicionar meses de uma data: ADD_MONTHS(SYSDATE, +1) Buscar o último dia do mês: LAST_DAY(SYSDATE) Primeiro dia do mês: TRUNC(SYSDATE, ‘MONTH’) Quantidade de meses entre duas datas: MONTHS_BETWEEN(SYSDATE, ‘27/07/1982’) Primeiro dia do ano: TRUNC(SYSDATE, ‘YEAR’) Dias da semana: DECODE( TO_NUMBER( TO_CHAR          (SYSDATE, ‘D’) ) ,1, ‘domingo’ ,2, ‘segunda-feira’ ,3, ‘terça-feira’ ,4, ‘quarta-feira’ ,5, ‘quinta-feira’ ,6, ‘sexta-feira’ ,7,’sábado’ )

Listar arquivos existentes em diretório (Delphi)

Mostraremos uma maneira simples e prática para listar o conteúdo de um diretório com a opção de incluir nessa listagem os arquivos de seus subdiretórios. No exemplo abaixo temos um Edit para receber o diretório a ser pesquisado um CheckBox para indicar se os subdiretórios entrarão na pesquisa um botão para efetuar a pesquisa e um Memo para listar os arquivos encontrados, no final um Edit que receberá o cálculo final (em bytes) da soma do tamanho dos arquivos. procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); begin   tamanhoTotal := 0;   memLista.Lines.Clear;   ListarArquivos(edtDiretorio.Text, chkSub.Checked);   Edit1.Text := IntToStr( tamanhoTotal ); end; procedure TForm1.ListarArquivos(Diretorio: string; Sub:Boolean); var   F: TSearchRec;   Ret: Integer;   TempNome: string; begin   Ret := FindFirst(Diretorio+'\*.*', faAnyFile, F);   try     while Ret = 0 do       begin         if TemAtributo(F.Attr,

Manipular arquivos com PL/SQL (Oracle)

O bom e velho arquivo, é impressionante como lidamos com seus vários tipos durante todos os dias, bom hoje vamos mostrar um jeito simples de se escrever e ler arquivos apenas com a codificação nativa do Oracle. A primeira coisa a fazer é criar um diretório válido configurado no Oracle, e permissões de acesso a esse diretório para o usuário de banco onde faremos o exemplo, sendo assim suponhamos que nosso usuário de banco se chame programero, e nosso diretório real esteja em c:\programero, então logado como SYSTEM devemos executar os seguintes comandos: 1: -- cria diretorio 2: create or replace directory DIR_PROGRAMERO as ' C:\PROGRAMERO '; 3: -- concede permissão de escrita e leitura para nosso usuário 4: grant read , write on directory DIR_PROGRAMERO to PROGRAMERO; Para escrever, basicamente precisamos apenas saber onde esse arquivo ficará, no nosso caso no diretório criado acima, segue o código de escrita: 1: declare 2: -- nosso handler 3: v_a