Pular para o conteúdo principal

Menu horizontal com CSS (Tableless)

Olá a todos,
Todos os amadores na construção de sites (como eu) um dia já se perguntaram “como é que esse cara fez esse menu jóia” pois é, meu layout antigo (o maldito que bugou) já possuia um, mas nada como uma catástrofe em nossas vidas para tirarmos algumas lições (como a de criar um menu).
Então vamos lá, para quem hospeda seu site em algum lugar eu recomendo o uso de alguma ferramenta para a criação, existem vários, como diria um amigo meu “se você chutar uma árvore cai um monte”, seguem alguns links:
Bom não vou me aprofundar nessas ferramentas, é só digitar no google que certamente vocês irão encontrar outras, mesmo porque se você leu o artigo até aqui quer mais é ver como fazer o tal menu. Vocês vão perceber que o exemplo abaixo é identico ao menu usado por mim (gostei tanto que quase não mexi), eu não o inventei, achei aqui, no site do TABLELESS, vamos ao código:
 
Estrutura:
Primeiramente faça um div e atribua uma ID para este div, neste exemplo nosso div se chamará “menu”. Dentro deste div, faça uma lista, esta lista deve conter as opções de seu menu:
<div id=”menu”>
<ul>
<li><a href=”">Primeiro</a></li>
<li><a href=”">Segundo</a></li>
<li><a href=”">Terceiro</a></li>
<li><a href=”">Quarto</a></li>
<li><a href=”">Quinto</a></li>
</ul>
</div>
Começando a formatação:
Agora que já fizemos a estrutura do menu, vamos formatá-lo com css.
Primeiro, para podermos trabalhar melhor, vamos tirar o margin (margin:0px;\), o padding (padding:0px;\) e os Bullets das opções (list-style:none;) da tag UL. Queremos que o UL seja uma barra de navegação certo? Então vamos fazer ele flutuar à esquerda (float:left), depois damos a ele a largura de 100% (width:100%;\), isso fará com que ele vire uma bloco. Veja o código css atribuído à tag UL:
#menu ul {
padding:0px;
margin:0px;
float: left;
width: 100%;
background-color:#EDEDED;
list-style:none;
}
Terceiro:
Nosso menu ainda não está horizontal… agora é hora de resolver isso.
Para o nosso menu ficar horizontal, temos que fazer as suas opções ficarem uma ao lado da outra… para isso, basta atribuir um display:inline; para a tag LI… Isso fará todas as opções ficarem em uma linha horizontal:
#menu ul li { display: inline; }
Deixando o menu na horizontal:
Ótimo. Estamos quase acabando nosso menu horizontal, agora falta pouco.
Precisamos apenas formatar os links do menu para que eles não fiquem tão próximos um do outro. No css, faça que todos os links que estão dentro da tag LI (#menu ul li a) flutuem à esquerda (float:left;\), isso é necessário para que os links se transformem em bloco. Agora, dê um espaço entre a borda do menu e o texto, para isso use o padding (padding: 2px 10px;\).
Você pode aproveitar para definir o “visual” que deverá ter o link: cor de fundo, letra, etc…
Veja o código css que escrevemos neste passo.
#menu ul li a {
padding: 2px 10px;
float:left;
/* visual do link */
background-color:#EDEDED;
color: #333;
text-decoration: none;
border-bottom:3px solid #EDEDED;
}
Vamos ver no que deu!
Para finalizar, vamos apenas definir o que deverá acontecer com o link quando o usuário passar o mouse. Este passo dispensa explicações.
#menu ul li a:hover {
background-color:#D6D6D6;
color: #6D6D6D;
border-bottom:3px solid #EA0000;
}
*O código de exemplo é o mesmo do site.

Comentários

  1. Opa Eduardo.
    Ótimo post. Sem dúvida alguma, todo desenvolvedor precisa de uma mãozinha na hora de fazer seu menu.

    Silas Lopes
    http://silasiub.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. nossa ainda estou aprendendo, mas me falta muito, obrigado pelo selo já estou pegando ela daqui a pouco, praticamente estou mexendo as pressas no pc devido a facu e varios trabalhos, mais obrigado mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post mas você poderia dá uma explicação de como eu poderia centralizar os itens do menu?
    Isso está esquentando minha cabeça. Não acho nenhum lugar com uma explicação clara sobre isso :)
    Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por Participar do programero, fique a vontade para agradecer, retificar, perguntar ou sugerir.

Mais visitadas

Funções de Data e Hora (Delphi)

É muito comum nos depararmos no dia a dia com a necessidade de manipular datas e horas, seja para um calculo de permanência, dias de atraso enfim, é praticamente escapar de alguma situação que necessite desse tipo de controle. Assim como a necessidade e se utilizar algum recurso para manipular as datas e horas de alguma maneira e freqüente, as duvidas de como o faze-lo também é, basta um breve olhar em qualquer fórum especializado e lá está, alguma duvida relacionada, por isso decidi falar um pouco sobre uma unit muito poderosa chamada DateUtils para a manipulação de data e hora, com um grande numero de métodos e classes que facilitam a vida de qualquer um. Alguns exemplos: CompareDate(constA, B: TDateTime): TValueRelationship; Compara apenas a data de dois valores (do tipo TDateTime) retornando: LessThanValue O primeiro valor é menor que o segundo EqualsValue Os valores são iguais GreaterThanValue O primeiro valor é maior que o segundo CompareDateTime(const A, B: TD

Funções de data Oracle

  Com o Oracle é possível obter uma série de resultados a partir de uma ou mais datas, como por exemplo verificar o último dia do mês ou verificar a quantidade de meses entre duas datas, então vamos a alguns exemplos:   Data atual do sistema: SYSDATE Remover meses de uma data: ADD_MONTHS(SYSDATE, -1) Adicionar meses de uma data: ADD_MONTHS(SYSDATE, +1) Buscar o último dia do mês: LAST_DAY(SYSDATE) Primeiro dia do mês: TRUNC(SYSDATE, ‘MONTH’) Quantidade de meses entre duas datas: MONTHS_BETWEEN(SYSDATE, ‘27/07/1982’) Primeiro dia do ano: TRUNC(SYSDATE, ‘YEAR’) Dias da semana: DECODE( TO_NUMBER( TO_CHAR          (SYSDATE, ‘D’) ) ,1, ‘domingo’ ,2, ‘segunda-feira’ ,3, ‘terça-feira’ ,4, ‘quarta-feira’ ,5, ‘quinta-feira’ ,6, ‘sexta-feira’ ,7,’sábado’ )

Como Verificar se um Objeto Existe (Delphi)

Em alguns momentos surge a necessidade de verificar se um determinado objeto existe, ou seja se já foi criado, principalmente quando se trabalha com criação dinâmica em tempo de execução, então vamos ao exemplo: - Vamos criar uma variável, um vetor do tipo caixa de texto: var Minha_caixa : array of TEdit; - Em seguida definir o tamanho desse vetor, no caso será dez: setLength(Minha_caixa, 10) - Agora iremos criar nossa caixa de texto: // lembrando que o vetor inicia em zero // logo o índice final é o tamanho total - 1 for vl_i := 0 to Length(Minha_caixa) -1 do begin Minha_caixa[vl_i] := TEdit.Create(self); with Minha_caixa[vl_i] do begin Parent := Self; Name := 'Caixa_N'+IntToStr(vl_i); Text := 'Esta é a '+IntToStr(vl_i)+' º caixa !'; ReadOnly := true; Height := 21; Width :=